CIRCULA CINE REPRESA
A mostra socioambiental CIRCULA CINE REPRESA nasceu do movimento que celebra os 100 anos da Represa Billings, e para consolidar com seus objetivos, promoverá ações de divulgação e conhecimento sobre o nosso território, tendo como ferramenta de sensibilização a exibição gratuita de filmes com temática ambiental.
MAPA DA EXIBIÇÃO DO CIRCULA CINE REPRESA
Cinema Itinerante de Educação ambiental - CIRCULA CINE REPRESA comemora "Os 100 anos da Represa Billings" levando para toda cidade exibições gratuitas de filmes selecionados no Festival de Cinema Ambiental de 2024. Além das exibições, haverá bate-papo reflexivo sobre as questões do nosso território, nossa população, nosso bioma e costumes. Tendo como foco, as sensíveis áreas dos mananciais, discutido como as produções audiovisuais podem ser ferramentas de sensibilização.
1 – MENINA SEMENTE, Túlio Beat
Numa cidade poluída, repleta de contrastes, brota uma semente singular: uma menina indígena do passado.
2 – NOVOS RIBEIRINHOS - Mailson Vieira de Oliveira
Em meio à Serra do Mar e o Planalto paulista, está localizado o distrito de Riacho Grande. Embora inseridos na região metropolitana de São Paulo, conhecemos pessoas e trajetórias simples de vida que se entrelaçam e compõem um retrato poético da região, das suas relações com a água, a natureza e as reservas de mananciais que se mostram importantes no seu cotidiano. A partir de emocionantes relatos pessoais podemos compreender o quanto a natureza local atravessa as suas identidades e os faz felizes.
3 – ÁGUAS PASSADAS - Denise Szabo / Fernanda Silva
O Documentário Águas Passadas conta a história do ABC paulista e de São Caetano do Sul através da redescoberta dos rios da região. Afinal, quem poderia imaginar que essas cidades tão industriais na verdade são grandes mananciais, que bem debaixo dos nossos pés passam rios e que aquela água que escorre na esquina pode ser uma nascente?
4 – NOSSO TERRITÓRIO TEM HISTÓRIA -RIO SIQUEIRA, Josenildo Nascimento
O documentário conta a história do Rio Siqueira em seus melhores anos quando suas águas ainda eram cristalinas e o rio era fonte de vida para muitas famílias
5 – AMAR A ILHA, Isabela Alves
“Minha sina foi para isso e eu tenho que continuar até o fim”. Por mais de 30 anos, o pescador João Alfredo da Silva, 63, dedica sua vida à coleta de lixo da Represa Billings, um dos mais importantes reservatórios de água de São Paulo. Traçando seu trabalho e vida pessoal, o filme explora a importância da preservação do meio ambiente nas periferias e as complexidades que cercam a vida do protagonista.
6 – O ABOMINÁVEL PLÁSTICO MARINHO, Leo Valença
A animação alerta para o perigo da poluição plástica de uma forma lúdica e divertida. Os resíduos plásticos estão entre os principais vilões do meio ambiente, sendo um material altamente poluente, especialmente para os ecossistemas marinhos.
7 – O FUNDO DO AR É CINZA, Carolina Magalhães
No Brasil de 2023, as máquinas são instrumentos do desenvolvimento e também da destruição. Em períodos sombrios da política brasileira, são as ferramentas de legitimação do projeto de tornar o país o celeiro do mundo. No fim, o que sobrará?
8 – BILLINGS, ONTEM, HOJE E AMANHÃ,
Elaine C. Silva Colin (representante)
O filme busca sensibilizar para preservação da represa Billings, destacando o valor dos nossos mananciais e a importância da luta contra a poluição de suas águas e da manutenção de uma relação sustentável com a natureza.
9 - MARGENS, Thiago Fernandes e John Fernandes
O processo de remoção compulsória de casas nas MARGENS da represa Billings, no Jardim Apurá, Zona Sul de SP, tornou-se um pesadelo para alguns moradores que não conseguiram comprovar com documentação os diversos trâmites burocráticos exigidos pelo estado para irem morar no residencial Espanha. Diante dos escombros, falta de saneamento básico, epidemia de dengue, pandemia da Covid19, furtos, inseguranças e promessas, o líder comunitário Wesley Silvestre conselheiro gestor de ZEIS e morador da região, tenta de todas as formas evitar re-invasões, cuidar da segurança dos moradores, zelas pelos animais abandonados e principalmente ajudar no processo de mudanças das famílias que ficaram em meio aos escombros.
10 - VIRIANDEUA VIRIANDUBA
A região amazônica é um território polifônico, sensorial e disruptivo, construído por linhas de força baseadas na relação entre natureza e cultura. Filmado na Amazônia Atlântica (Salinópolis, PA), a ambiência criada gira em torno da possibilidade do corpo do performer (Ramon Reis) transmutar-se em mangue e lama desnudando sentidos e significados mundiados em uma mobilidade ancestral.
11 - PÉ DE HISTÓRIAS –
ÁRVORES QUE GUARDAM NOSSAS MEMÓRIAS
O documentário Pé de Histórias: árvores que guardam nossas memórias, faz uma viagem por Mato Grosso do Sul, com foco em suas árvores. São espécies da flora que contribuíram com o desenvolvimento econômico, abriram estradas, fundaram cidades, influenciaram nos costumes, ajudaram na criação de uma gastronomia regional, divulgaram a música, contribuindo assim na formação da identidade de Mato Grosso do Sul. Sete espécies são abordadas: peroba-rosa, erva-mate, quebracho, pequi, guavira, pé de cedro e jenipapo. São árvores que despertam memórias, emoções e fazem parte da vida da população, mas que se encontram extremamente ameaçadas
12 – EQUIDADE
A partir da reflexão sobre a equidade na saúde é apresentado um cenário amplo, coletivo e plural sobre o que significa na saúde pública brasileira, a partir do Sistema Único de Saúde, SUS, uma igualdade na atenção de diferentes populações e suas especificidades, como na população Negra, das Mulheres, da população LGBTQIAP+, Indígena, em Situação de Rua, das populações do Campo, da Floresta e das Águas, da população vivendo com HIV-Aids e como o tema é tratado no âmbito da saúde mental. Tudo isso, numa configuração essencial preconizada pela ética do diálogo e da escuta, com as falas e intercâmbios de Altamira Simões, Edjane Rodrigues, Eliene Putira Sacuena, Fernanda Magano, Heliana Hemetério, João Cezar de Castro Rocha, Regina Bueno, Vanilson Torres e Vanja Andréa Santos
MAPA DA PROGRAMÇÃO
PONTOS DE EXIBIÇÃO - CIRCULA CINE REPRESA